terça-feira, 8 de setembro de 2009

Pesquisando sobre o trabalho por projeto

TEMA: Tangram
CONTEÚDOS CURRICULARES: raciocínio espacial, geometria, produção de texto
NÚMERO DE ALUNOS ENVOLVIDOS: alunos de 5ª e 6ª ano (85 alunos)
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: matemática e português
TECNOLOGIAS UTILIZADAS: pesquisa de atividades na internet, régua, tesoura, lápis
OBJETIVOS: trabalhar raciocínio espacial e síntese; reproduzir figuras apresentadas e crias novas;conhecer as figuras básicas da Geometria; desenvolver o raciocínio lógico; estimular a participação do aluno em atividades conjuntas para desenvolver a capacidade de ouvir e respeitar a criatividade do colega; socializar as idéias.
DESNVOLVIMENTO: apresentar aos alunos a história do Tangram e o seu significado.Mostrar diversas figuras formadas com o Tangram.
Dividir a sala em grupo de 4 a 6 alunos e distribuir o material para que confeccionem o Tangram. Após a confecção os alunos criarão uma figura e uma história com essa figura. Os grupos apresentarão a figura com sua história aos demais grupos.
DURAÇÃO: 2 aulas.
CONSIDERAÇÕES: esse projeto foi interdisciplinar e todos os alunos se envolveram de forma curiosa, pois apresentava um desafio, principalmente ao montar um quadrado obedecendo as regras.Os grupos montaram figuras e histórias interessantes, até os alunos que demonstravam apáticos nas aulas se envolveram com prazer.

Nenhum comentário: